segunda-feira, março 21, 2011

O meu super pai

Desde que a minha mãe se afastou das nossas vidas, o meu pai tem sido o nosso grande pilar. O nosso exemplo, o nosso apoio, a única pessoa com quem eu e o meu irmão sabemos que podemos sempre contar... e quase que consegue ocupar perfeitamente o lugar da minha mãe (quase porque, apesar de tudo, acho que qualquer criança aos 13 anos precisa de uma mãe). No outro dia foi a mais uma reunião com o director de turma do meu irmão, e no meio de um sermão pelas más notas dele neste período, o meu pai dizia-lhe: "tens que ouvir o pai, o pai preocupa-se contigo, quer o teu bem, tens que fazer o que eu te digo porque é o melhor para ti... o pai é a pessoa que mais quer o teu bem!!!", e a criança vira-se logo e diz: "o pai e a Joana!". Acho que o meu pai ficou embasbacado... e eu também quando ele mo contou. Acho que nunca vou conseguir perdoar a minha mãe, não por se ter afastado da minha vida, mas por tê-lo feito com uma criança que, por mais que o negue, precisa dela. Eu, tal como o meu pai, esterei sempre presente para o meu irmão e sei o peso que tenho na sua vida, mas não sou mãe dele... E tenho medo que algum dia ele precise de algo que nem eu, nem o meu pai, lhe possamos dar.

19 comentários:

bymiminhos disse...

és uma boa pessoa, e alguem importante para o teu irmao..nada nem ninguem substitui 1 mae, mas so se sente falta do que s teve...se ele assim respondeu +e porque é uma criança que sabe bem com quem pode contar e t da valor!! fica feliz por saberes que és importante a esse ponto na vida de alguem, e n penses nas mágoas da vida...fica feliz por estes momentos! =)

Susana Ferreira disse...

Tocante!
De facto, um Pai é muito importante nas nossas vidas, eu também adoro e admiro muito o meu, mas mãe é mãe e também faz muita falta... Por isso é suposto termos um de cada... Mas quando não temos, há que ter força e levar a vida pra frente, tudo vai correr bem. Bjo

PinkMoon* disse...

É lógico que uma criança precisa sempre de uma mãe, principalmente nesta idade, na fase das descobertas.. e apesar de tu e o teu pai não substituírem a mãe, só de ele saber que vocês estão lá é tudo mais fácil para ele...

м disse...

é pena que essas coisas acabem por acontecer. os pais são pais, as pessoas que deviam estar sempre lá em qualquer situação. mesmo quando achamos que não precisamos, os pais fazem falta para um a série de coisas. os dois. nenhum substitui o outro

Marta disse...

compreendo o teu medo, mas o mais importante e que tenhas coinsciencia que fazes o teu melhor. E penso que o teu amor chega-lhe, porque se sentir amado por ti e pelo teu pai, nao ira sentir tanta falta da tua mae, que se foi embora.
beijinhos

Daniela disse...

Eu sei o que sentes, nem imaginas o quanto. Revi-me no que escreves-te em cada linha, só tens é de ter orgulho em ti e no teu pai =)

Beijinhos*

MuxaGata disse...

Tu e o teu pai juntos conseguirão dar-lhe o que ele precisa. :)
Também concordo que todos nós precisamos de um pai e de uma mãe, mas há pais que conseguem ser muito!!

Tânia disse...

Sem dúvida que a presença de uma mãe é indispensável na vida de todas as pessoas. Mesmo tu, já sendo adulta, sabes que precisas mas como tens mais ferramentas para contornar essa situação do que o teu irmao, acaba por ser mais fácil. MAs para ambos não é uma situação fácil. Mas acredita numa coisa: se o teu pai e a tua mãe estiverem sempre com ele, ralhar quando for preciso, motivar quando for rpeciso, a presença da tua mãe vai ser ultrapassada!

E parabéns ao teu pai, porque é de facto um SUPER PAI!

Military Life style disse...

A mãe vai sempre fzr falta mas voces conseguirão dar sempre resposta as suas necessidades, vais ver acredita em mim :)
beijo*

S* disse...

Na minha vida é ao contrário... não tenho um bom pai, mas tenho uma mãe que vale por mil.

PinkEmotions disse...

É uma situação complicada essa, ainda por cima na idade dele, mas tenho a certeza que tu e o teu pai fazem o melhor que podem e isso já é tão bom para ele :) O resto, logo se vê ;) 1 dia de cada vez!

Susie de Sonho disse...

Jojozinha, tens razão no que dizes mas, por aquilo que leio, és uma pessoa muito bem resolvida com a vida. Não deve ser fácil mas pensa nas coisas boas. O teu irmão não precisa de uma mãe porque tem um super-pai e uma super-irmã.

Unknown disse...

Acabei de chegar aqui e foi este o primeiro texto que li. O teu irmão tem imensa sorte, apesar de tudo, por te ter como irmã.

Caixa disse...

Todos os elementos da família são necessários. Só que quando um falha, há sempre maneira de os outros tentarem colmatar essa falha. É o que sinto que a minha mãe faz pela ausência do meu pai.

Margarida Sousa disse...

óoh , o teu irmão apesar de tudo tem muita sorte por ter uma irmã como tu :)

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Não percebo o que leva uma mãe a afastar-se dos filhos, mas percebo o que significa o amor por um irmão. É precioso e o teu irmãozinho já sabe isso. beijos

Kikas disse...

ele sabe com quem pode contar, de certeza :)

R* disse...

Vieram me as lágrimas aos olhos!
PARABENS JOJO :)

Unknown disse...

Adorei fofinha!